sábado, 27 de novembro de 2010

Ingratidão x Cumplicidade -

"O que você semear,
isso também colherá."




Ao longo dos meus 38 anos bem vividos,pude aprender muito...aprendi com a dor,com as injustiças,com os atos levianos e até com a traição;tive o privilégio de aprender com o Amor,sendo ele correspondido,vivenciado,ou não...aprendi também com o amor sublimado,o que chamam de amor platônico (ou seria semi-platônico?),com o Amor filial,esse não há igual. Não posso jamais esquecer da Amizade,sentimento não menos nobre que o amor eros,algo também que levamos para sempre dentro de nós.
Fui agraciada por amigos fantásticos,todos loucos,como eu,o que os tornaram por essa razão,muito mais importantes em minha vida.Posso não ter dúzias de amigos,mas parafraseando o inesquecível "Poetinha":Não tenho muitos amigos,mas os que eu tenho,são simplesmente maravilhosos,eternos companheiros,cada um à sua maneira,em minha vida,estejam perto ou longe,geograficamente.
Gosto ruim?Ingratidão.Nossa,como me dói sentir que alguém foi ingrato comigo!Fico me sentindo triste,usada...e jogada fora!A ingratidão pode existir de diversas formas,mas todas,com certeza,são fruto da pequenez humana,da ausência de sensibilidade,que cega o indivíduo,o torna insano,como se pensasse ser o centro da Terra,então tudo o que fizerem por ele é simplemente dever dos outros,jamais refletem sobre a bondade alheia,nem sobre os verdadeiros e nobres motivos que fazem uma pessoa ser gentil com alguém.
Estou calejada de tanta ingratidão,mas todas que me acontecem,ou seja,que sou alvo,doem da mesma forma,mas com um diferencial:agora eu sei os motivos infelizes que fazem as pessoas agirem assim com uma pessoa que só tentou te fazer o bem,seja ele,algo grande ou pequeno,não importa o tamanho
da boa ação,há muita coisa boa por trás desse gesto.
Coisa doce?Ah,essa é fácil de responder:A Gentileza. Não falo em um homem pagar a conta no restaurante,nem receber um presente caro...é algo muito além disso. É você saber que uma amiga sua,do outro lado do país,se sacrificou pra te enviar algo,isso me faz chorar...é um choro alegre,grato,por saber que alguém pensou em mim,saiu de sua casa,pra ir aos correios,me enviou junto uma cartinha carinhosa,me fez sentir uma pessoa mais importante,lembrada e admirada.E graças a Deus,tenho o privilégio de ser tratada com gentileza por muita gente,gente de bem,gente de alma grande e coração repleto de bons sentimentos.
Quando preparo algo e envio para um parente, amigo,ou amiga,faço com o coração.É como um ritual,eu vou organizando e pensando como ficarei feliz ao saber que fiz aquela pessoa feliz,ao menos por um instante.Não quero nada em troca,apenas saber que alguém sabe que ela tem importância em minha vida.
Eu não sou santa,tenho mil defeitos,o que me impede de alistá-los é o fato de jamais querer me auto-boicotar...Mas tenho inúmeras virtudes e uma delas é saber reconhecer o que uma pessoa faz por mim,não importa quem ou o que fez por mim,isso está gravado na minha "placa-mãe",que é o meu coração.
Algo forte?Cumplicidade.Sentimento que une casais,sejam eles casados,namorados,amantes...une também homens e mulheres através da amizade...Nada sobrevive sem cumplicidade.Casais podem se amar,mas sem cumplicidade,vai tudo ladeira abaixo. E os que não se amam,mas nutrem esse afeto,vivem muito bem,se houver o respeito.
Sou cúmplice de quem me é importante.Isso inclui família,amigos,colegas de profissão e alunos.Isso me faz muito feliz,porque cumplicidade não é unilateral,ao contrário,ela se constrói com o outro.
Algo amargo?Saber que uma pessoa a quem julgávamos nos respeitar,nos amar,seja qualquer forma de amar,a quem achávamos ter construido uma real cumplicidade,na verdade,era uma farsa...se agora não é,então nunca foi.Ser alvo da ingratidão dessa pessoa,é de um amargor horrendo. 
Eu não desisto de uma pessoa na minha vida,a não ser que ela mesma opte por ser excluída,quando ela se cala,se ausenta,se afugenta...só posso dizer uma coisa a uma pessoa assim:a escolha é sua...e pelo jeito,estava escrito... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário