quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Solidariedade do Povo Brasileiro


Em meio a maior tragédia natural do Brasil dos últimos tempos,alterno momentos de muita tristeza,revolta,indignação pura e muita emoção.
     No momento não quero discutir os motivos que levaram o Rio de Janeiro
a passar por uma tragédia de tamanha proporção,sejam eles políticos,ambientais,sociais ou espirituais,porque embora seja necessário discuti-los obviamente,o que me motivou a levantar da cama,fazer minhas
preces e vir até aqui,escrever,foi o orgulho de ser brasileira. Isso mesmo,
mas, patriotismo à parte,falo como uma brasileira que teve a oportunidade de sair do país,mas que recusou a chance e como muitos acham que eu “amarelei”,eu sei que fiz a coisa certa,optando em cumprir a minha missão
nessa encarnação,aqui,junto ao meu povo.
    Ao acompanhar diariamente as reportagens pela mídia,descobrimos o quanto o povo brasileiro é solidário,em meio a qualquer tipo de adversidade,
ele arregaça as mangas e ergue suas mãos em prol das pessoas que sofrem;
jamais esperam que as autoridades governamentais façam a sua parte,mas
agem conforme o seu dever como cidadão e como ser humano,dividem o que
possuem,somam esforços,buscam alternativas para solucionar ou aliviar o problema alheio e assim,multiplicam forças.
   Creio eu que essa força inerente ao povo brasileiro,originou-se,ao
sofrermos nas mãos dos nossos algozes, colonizadores estrangeiros,que nos tiraram tudo,menos a dignidade,a coragem,a fé em Deus e a alegria de viver...sofremos tanto que aprendemos a sermos solidários,a agregar,unir,abrir os braços e
confortar o próximo. E em meio às atribulações,descobrimos o sentimento
maior que move pessoas a agirem de forma tão nobre: O Amor.
    E é movida a esse sentimento que transforma vidas,que me faz olhar para
Os céus,constantemente e agradecer a Deus pela vida, não apenas pela minha vida,ou pela vida das pessoas que eu amo,mas pela vida de todos os
brasileiros,anônimos,que provam a veracidade da teoria do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau: A bondade faz parte da essência humana. Sim, Deus existe para nos mostrar isso,só não percebe quem gosta de viver na infinita escuridão da mediocridade e da ignorância...
     


3 comentários:

  1. Muito interessante e louvável este texto, que enaltece o povo brasileiro, suas qualidades, características. Realmente,a solidariedade é um traço muito forte da nossa raça tão sofrida, discriminada, porém tropicalmente abençoada por Deus, parodiando Jorge Ben Jor. Mas não é à toa que o brasileiro tem esse perfil. Afinal, o Brasil é o coração do mundo, a pátria do evangelho, segundo psicografia do nosso grande Francisco Cândido Xavier. (Suely Nunes)

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da Suely.Este texto mostra e enaltece a fibra do nosso povo, mas também lembrei da psicografia do nosso querido Chico que nos revelou nesse livro a escolha do nosso país, pela espiritualidade maior, para ser a Pátria do Evangelho.Parabéns pelo texto e parabéns a nós, por sermos brasileiros.(Nancy Nunes).

    ResponderExcluir
  3. "Creio eu que essa força inerente ao povo brasileiro,originou-se,ao
    sofrermos nas mãos dos nossos algozes, colonizadores estrangeiros,que nos tiraram tudo,menos a dignidade,a coragem,a fé em Deus e a alegria de viver...sofremos tanto que aprendemos a sermos solidários,a agregar,unir,abrir os braços e
    confortar o próximo. E em meio às atribulações,descobrimos o sentimento
    maior que move pessoas a agirem de forma tão nobre: O Amor."
    Não é preciso mais palavras... o trecho acima resume td..
    "A bondade faz parte da essência humana." Rosseau

    ResponderExcluir